terça-feira, 31 de agosto de 2010

Plantas, com raízes geneticamente modificadas, sobrevivem com pouca água

“Melhorar a percepção da planta para encontrar água é muito importante” - disse o professor Amram Eshel, pesquisador do departamento de botânica da Universidade de Tel Aviv.





Sua equipe espera que as plantas adquiram vantagem com a recente descoberta do gene que controla o hidrotropismo (movimento de um organismo como resposta a um estímulo produzido pela água ou pela umidade), que rege habilidade de as raízes crescerem até a água.




Os cientistas de Tel Aviv estão observando as plantas que crescem no ar úmido no laboratório através de experimentos com uma planta chamada Aradidopsis (uma planta pequena com flores que tem parentesco com a mostrada e com o repolho), sendo possível investigar como pode se modificar o movimento das raízes na direção da água.




Como explica o professor Eshel, “Nosso objetivo é poupar água!” Eles estão aumentando a eficiência da planta em perceber a existência da água. As plantas que poderem sentir a água de uma forma mais eficiente terão maior valor econômico no futuro.




A capacidade de poupar água terá conseqüências positivas para agricultores no mundo todo. No século XIX, os cientistas começaram a observar que as raízes naturalmente procuram regiões mais molhadas do solo. Embora esse sistema seja bem documentado, os pesquisadores ainda não têm a pista de como o mecanismo funciona exatamente, e como possa acontecer depois da modificação. Daí a importância dos experimentos de melhoramento genético em plantas para otimizar o seu potencial e pesquisar como será a reação das mesmas após.
A crise global de alimentos é agravada pela ineficiência de métodos tradicionais de irrigação. Nessa prática parte da água evapora antes mesmo de atingir as raízes e a vegetação, causando perde de energia e de água. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv estão investigando uma solução para esse desperdício, buscando como opção o método da engenharia genética para melhoramento do sistema da raiz das plantas para aperfeiçoar a habilidade delas de encontrar água, sendo esta essencial para a subsistência delas.

Amanda Maria Novaes de Oliveira
 
Fontes: ,http://oglobo.globo.com/ciencia/salvevoceoplaneta/mat/2008/08/04/plantas_com_raizes_geneticamente_modificadas_sobrevivem_com_pouca_agua-547567231.asp  Acessado em: 29/08/2010

2 comentários: